Ambush Marketing
Conheça essa abordagem marketeira que promete grandes resultados
Conheça essa abordagem marketeira que promete grandes resultados
Na prática, para compreender a ferramenta, é preciso observar atentamente a escalada vertiginosa no investimento e patrocínio a eventos, enquanto a tendência da propaganda de massa tradicional é a estagnação. Assim sendo, todo grande evento possui um patrocinador oficial, que paga um grande valor para sê-lo. Isso gera um grande problema para as marcas concorrentes, que não têm condições de estar em evidência.
Desta forma, a emboscada pode-se definir como um esforço planejado, para se associar indiretamente a um evento. O objetivo é ganhar ao menos algum reconhecimento, com um investimento muito menor, em contra partida aos esforços de um patrocinador oficial. Ou seja, basicamente dois fatores podem levar uma empresa a optar pela emboscada: os altos custos das cotas de patrocínios dos eventos e a eventual impossibilidade de participar como patrocinadora de um evento.
Grosso modo, a emboscada (ou ambush) é uma festa onde alguém convida muitas pessoas e faz um esforço tremendo para lhes fornecer boa comida e bebida.
Mas, de repente, enquanto os convidados conversam tranquilamente, alguém que não tem nada a ver com a organização faz algo que chama muito a atenção das pessoas, virando assunto e levando os créditos pela organização da festa. Na teoria, a emboscada consiste na criação de ações no entorno ou dentro de eventos que chamem a atenção para outra marca. Isso, obviamente, sem pagar cotas de patrocínio.
Os bruxos da gestão pública: reflexões sobre consultoria organizacional no setor público
Apresentamos a seguir o padrão de diagnóstico para empresa de médio porte.
Objetivos principais
Identificar necessidade de informações gerenciais para ações estratégicas
Identificar junto à Direção as metas de médio e longo prazo
Avaliar quanto das informações gerenciais disponíveis atenderão às necessidades previstas
Definir relatórios a serem desenvolvidos; o desenvolvimento poderá ser desde o simples cadastramento de dados que permitam extrair as informações necessárias até a modelagem de um relatório a ser desenvolvido pela equipe de tecnologia
Identificar possibilidades de melhoria na gestão empregando ERP:
Envolvendo a equipe de TI responsável pelo ERP, as seguintes análises:
Da situação atual das integrações entre os vários módulos do sistema
Da situação atual dos métodos de cálculo empregados
Quanto ao uso adequado do sistema
Quanto ao uso de recursos disponíveis
Quanto à necessidade de treinamento
Envolvendo a equipe de usuários
Análise dos procedimentos operacionais atuais
Identificar alternativas de procedimentos visando maior eficiência e segurança.